Eventos

Benefícios do uso de biológicos são apresentados em evento para produtores de morango

Por novembro 1, 2017 março 15th, 2019 Sem Comentários

No último dia 24 (de outubro), a PROMIP realizou uma palestra à produtores de morango em Bom Repouso, região sul de Minas Gerais, apresentando os benefícios do uso do controle biológico no cultivo de morango. A região é responsável por cerca de 60% da produção de morango no país.

O uso de controle biológico, dentro do Manejo Integrado de Pragas é uma estratégia que tráz muitos benefícios e levar essas informações ao produtor é muito importante, segundo Letícia Melo, consultora agrícola, uma das palestrantes do dia.

“É muito importante enfatizar essas informações, além da grande economia com a utilização de defensivos e pulverizacoes que na maioria das vezes não trazem resultados significativos, a utilização de controle biológico na propriedade traz inúmeros benefícios entre eles a segurança alimentar para quem consumirá, a saúde do produtor e claro a preservação ambiental. O resultado é espectacular”, afirma.

Uma das pragas que atacam o morango e preocupam os produtores, é o ácaro-rajado, a espécie está presente em quase todos os países, alimentando-se de grande diversidade de plantas. No morangueiro, atacam as folhas em sua face inferior onde tecem teia, ocasionando manchas branco-prateadas. Na face superior, áreas de início cloróticas, tornam-se bronzeadas. Quando o ataque é intenso, as folhas secam e caem, podendo causar a morte da planta.

Para o controle desta praga, a PROMIP oferece dois produtos: o Neomip Max e o Macromip Max, que contém os ácaros predadores Neoseiulus californicus e Phytoseiulus macropils, respectivamente.

O ácaro contido no Neomip Max, se alimenta preferencialmente do ácaro-rajado, mas também podem se alimentar de outras espécies de ácaro, o que fazem dele a opção ideal na fase inicial de infestação e para longo controle residual.

Por sua vez, o Macromip Max têm sua alimentação exclusivamente do ácaro-rajado, por isso, é bastante eficaz quando há alta infestação da praga na lavoura. Ambas as soluções foram apresentadas pelo Dr. Roberto Konno, diretor de produção da PROMIP.

promip manejo integrado de pragas controle biologico beneficios uso de biologicos sao apresentados em evento para produtores morango (4)

Dr. Roberto Konno e Leticia Melo dando abertura ao evento.

promip manejo integrado de pragas controle biologico beneficios uso de biologicos sao apresentados em evento para produtores morango (3)

Leticia Melo explicando a importância do uso do controle biológico dentro do Manejo Integrado de Pragas.

promip manejo integrado de pragas controle biologico beneficios uso de biologicos sao apresentados em evento para produtores morango (1)

Durante sua ministração na palestra, o Dr. Roberto Konno mostra um vídeo de como os ácaros predadores Neomip e Macromip agem.

promip manejo integrado de pragas controle biologico beneficios uso de biologicos sao apresentados em evento para produtores morango (2)

Produtores de morango de Bom Repouso/MG marcaram presença no evento.

Deixe seu comentário

© 2018 Promip.